top of page

Cartilha Cotidiana - 2010



Resumo>



Série de fotografias cuja abordagem temática se baseia na re-organização de objetos domésticos dentro do espaço da casa. A cada uma das fotos é atribuído um título que relaciona-se diretamente a imagem, construindo conexões metafóricas que colocam em evidência, em geral de maneira bem-humorada, diversas possibilidades de significados implícitos na rotina cotidiana. 



























































 

​Mini-memorial descritivo>



"Cartilha Cotidiana" é uma série fotográfica composta por imagens que registram intervenções simples, elaboradas pela reorganização de objetos de uso diário em espaços da casa. A cada uma dessas fotos é atribuído um título, fundamentado em expressões linguísticas e práticas de convivência, que serve como complemento e contraponto à imagem.

O binômio formado pela fotografia e por sua nomenclatura permite um rearranjo simbólico entre os seus significados objetivos, de forma que sua conjunção é capaz de fomentar a leitura de sentidos subjacentes acerca dos temas abordados por cada fotografia. Estes são trazidos à tona justamente pelo teor metafórico, por vezes irônico, que a articulação entre imagem e texto instaura. 



A série visita, portanto, a própria rotina da vida cotidiana e estabelece, a princípio, uma releitura dos próprios utensílios e locais de convívio recorrente. Não obstante, a releitura desses objetos e espaços, noutro aspecto, torna-se também uma releitura da cartilha de operações relacionais que pertencem ao receituário da vida social, em acordo a algumas normas sedimentadas na habitualidade. Desse modo, o jogo fotolinguístico das obras acaba por depurar, em certa medida, as regras de outro jogo, o jogo da vivência no seu teor mais corriqueiro.

bottom of page