top of page

Desenhos Pré-Delineados - 2008/2012





Resumo>



Série de gravuras na qual, através de poucos entalhes, que proveem formas esparsas em branco na imagem resultante, o interlocutor é induzido a imaginar a figura completa. Tematicamente, a série aborda personagens bastante presentes no contexto sócio-cultural, como a freira, o mordomo, o maestro, etc., traçando um paralelo entra a ideia do estereótipo como um processo referente à técnica da gravura e o uso que foi dado à palavra esteriótipo posteriormente, como designação da recorrência de tipos pessoais.

















































































 

 

Memoria descritivo completo>



A palavra “estereótipo” provém da conjunção de duas palavras gregas; "stereos" e "typos", compondo “Impressão Sólida”. É criação do impressor francês Firmín Didot, que a utilizou para designar uma chapa de ferro que tornaria o processo de reprodução de textos mais barato e prático, ao invés  do uso das peças móveis tipográficas. Também de origem conecta ao processo, a palavra clichê refere-se à superfície impressora do estereótipo.



Tanto “estereótipo” como “clichê” deixaram, pouco a pouco, de serem empregadas apenas no meio da técnica impressora para tonarem-se palavras denominadoras de noções preconcebidas, arquétipos e situações de repetição, qual um modelo de reprodução de impressões, não mais relativo à transferência de signos para um suporte, mas das impressões do imaginário popular, ao mesmo tempo, derivadas e formadoras das conjecturas sócio-culturais.


A série xilográfica Desenhos Pré-delineados funde ambas essas noções, tanto a relativa ao âmbito da gravura, quanto à de caráter psicossocial, trazendo imagens que exploram certos personagens da nossa realidade, determinados por suas atribuições sociais. E
ncontram-se presentes na série, portanto, “a freira”, “o maestro”, “a noiva”, etc., em composições que fortemente suprimem aspectos que poderiam  demonstrar traços da individualidade das figuras e, em contrapartida, evidenciam os seus uniformes ou vestimentas típicas, bem como as poses que são peculiares à sua função. 


As gravuras resultantes destas constituições temáticas incorporam fortemente os veios da madeira como delineadores de uma atmosfera para o desenho gravado e exploram bastante a forma e contra-forma, através de grande uso do alto-contraste, em que algumas poucas áreas de recorte brancas propiciam substância para formação das imagens por completo.

Essa economia construtiva possui dois motivos fundamentais. Em primeiro lugar, busca-se a essência formal da figura, sua redução ao básico necessário para que seja identificada, aproximando-a, por consequência, do denominador comum que sugere a ideia-forma do seu arquétipo, o que há de mais intrínseco e indispensável para que ela seja designada segundo a sua atribuição. Em segundo lugar, como o próprio título da série sugere, há também o objetivo de dar maior margem à ação da subjetividade do interlocutor, legando a ele, a tarefa mental de construir o que observa, tanto formalmente quanto sociologicamente.





Adquira uma gravura>

bottom of page