top of page

Facethoughts
 

Notas do autor:
Os poemas que são o foco principal deste livro foram criados e postados no Facebook diariamente por pouco mais de dois meses consecutivos, entre os dias 16 de agosto e 23 de outubro de 2011, à exceção dos poemas periféricos, introdutórios e finais, que me ocorreram em datas posteriores.

A abordagem temática dos poemas majoritários parte da ininterrupta indagação, colocada pelo Facebook a todos os seus profiles: “no que você está pensando?”.

Os textos foram concebidos não de modo a exprimirem diretamente algo em específico que pudesse se estar pensando ou sentindo no momento da sua criação, mas a partir de qualificações que eram arbitrariamente dadas a pensamentos, de modo que a estrutura do poema é um desenvolvimento discursivo, digressivamente lírico, a respeito dos tipos de pensamentos que essas qualificações determinam.

Além da forma de abordagem temática, a única exigência autoinfringida foi a de que, ao menos, um poema deveria ser criado e postado na rede social por dia durante o período da experiência. Desta forma, em alguns dias, houve a criação de mais de um texto, enquanto, em outros, atendeu-se apenas à demanda básica. 


Até o dia 20 de setembro, o limite máximo de caracteres permitido para as atualizações de status do Facebook era 500. Por esse motivo, todos os poemas criados antes dessa data sofreram inevitáveis cortes para que se adequassem ao tamanho possível, ou foram repartidos em duas ou mais partes. Viria dessa condição delimitadora o título inicialmente planejado para o livro: “Facethoughts: Pensamentos em até 500 caracteres”.

Contudo, após aquela data, o sistema de atualizações passou a permitir até 5000 caracteres. Os poemas subsequentes, então, não passaram por cortes. Mas objetivou-se manter um tamanho próximo ao dos anteriores, com raras exceções. Por não haver registro do material original referente ao processo criativo de cada poema, aqueles que foram cortados assim permaneceram, salvo algumas correções e adendos posteriores.

Deriva, portanto, dessa mudança do sistema, a alteração do título, de “até 500 caracteres” para “+ ou – 500 caracteres”. No total, o livro possui 102 poemas em acordo à temática principal, afora os poemas adicionais. Eles não são apresentados aqui na ordem cronológica de sua criação, mas numa sequência escolhida por motivos intuitivamente estéticos e conceituais. Espero que curtam.
 

Imagens de páginas do livro:

Ficha técnica: CARVALHO, Lucas. Facethoughts: pensamentos em +ou- 500 caracteres​. Belo Horizonte: MordaSeuLivroAqui, 2012.


Tamanho: 10 x 17cm // 272 páginas.

Preço: R$ 20,00

bottom of page